Ações de extensão dos Docentes dos Cursos de Educação Física
Projetos de extensão dos professores dos cursos de educação física com status “em execução”
PARA CONSULTA DESTAS E OUTRAS AÇÕES, ACESSE https://sigaa.sistemas.ufj.edu.br/sigaa/public/home.jsf
AEC - Práticas Corporais
Coordenador: DENIS SOUZA DE MORAIS
Resumo do projeto: Projeto de extensão universitária que propõe o ensino, a vivência, o aperfeiçoamento e o treinamento de práticas corporais diversificadas que incluem as áreas dos esportes coletivos e individuais, a dança e a expressão corporal, a ginástica e as lutas e que visam o atendimento da comunidade em geral e da comunidade universitária com objetivos que abarquem as áreas do lazer, da saúde, da iniciação e do treinamento esportivo.
Contato para mais informações:denisprofessor@ufj.edu.br
AEC - Cultura, Arte e Saúde
Coordenadora: LILIAN FERREIRA RODRIGUES BRAIT
Resumo do projeto: O GPAFS que foi estabelecido em 2023 com o objetivo de conduzir pesquisas, oferecer serviços técnicos especializados e capacitar novos pesquisadores no campo da atividade física relacionada à saúde. Além disso, busca disseminar conhecimentos relevantes sobre o tema para a população local, regional e nacional, utilizando uma linguagem acessível para melhor compreensão do público em geral. Originado no curso de Educação Física do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Jataí, o grupo atrai uma diversidade de estudantes e profissionais da área da saúde. A conduta do projeto CULTURA, ARTE E SAÚDE incluirão atividades de cunho lúdico e simbólico, abordando solidariedade, e ainda a busca por um estilo de vida mais saudável, o que vai de encontro com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no qual consta, no item 3.4 do Objetivo 3 - Saúde e Bem estar, que a meta de "até 2030 é reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar".
Contato para mais informações: gpafs@ufj.edu.br
Instagram: @gpafs.ufj
AEC- EnvelheSer com saúde e qualidade de vida - PJ112-2024
Coordenadora: SABRINA TOFFOLI LEITE
Resumo do projeto: O projeto AEC- EnvelheSer com saúde e qualidade de vida visa oferecer atividades físicas e cognitivas rotineiras para adultos mais velhos e idosos, por meio de oficinas, proporcionando a melhora da capacidade funcional, saúde física e mental e qualidade de vida no processo de envelhecimento. Será executado por uma equipe de profissionais e estudantes capacitados e com envolvimento na área, que buscam alavancar a promoção da saúde no processo de envelhecimento, desde as fases mais tardias da idade adulta aos idosos mais velhos que se interessem em participar, no âmbito da Universidade Federal de Jataí- UFJ, com idade igual ou superior a 55 anos, visto que no processo de envelhecimento é importante que uma rotina de hábitos saudáveis seja incluída e garantida aos indivíduos o quanto antes. As oficinas ocorrerão nas terças e sextas-feiras pela manhã, das 06:15 às 07:15. Esperamos que sejam momentos de muito aprendizado, promoção de saúde e qualidade de vida através de atividades físicas e mentais, além do estímulo à socialização.
Contato para mais informações: gpafs@ufj.edu.br
AEC- A Educação Física vai à escola: o mundo do trabalho/campos de intervenção da área e a Universidade pública
Coordenadora: MICHELE SILVA SACARDO
Resumo do projeto: De modo geral, este projeto de extensão com estudantes do ensino médio nas escolas públicas têm o intuito de esclarecer e reforçar a necessidade da continuidade dos estudos, ou seja, sua possibilidade de ingresso em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira e com isso apresentar os cursos de Educação Física e seus campos de intervenção/trabalho. Para tanto, pretende: a) esclarecer sobre a importância de uma formação em nível superior, bem como a sua possibilidade de acesso, via Universidade pública; b) apresentar o curso de Educação Física da UFJ e os seus campos de intervenção/trabalho, enquanto uma possibilidade de curso/área que possa interessar os estudantes. O projeto deverá ser realizado em escolas públicas de Jataí que tenham ensino médio. Para isso, deverá ser realizado um levantamento do quantitativo de escolas públicas que ofertam o ensino médio e partir daí, o contato com a direção com o convite para participarem e permitirem que o projeto de extensão seja realizado na escola. Feito essa seleção, o projeto deverá ser conduzido por docentes, discentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Jataí (UFJ), os quais oferecerão encontros, atividades e/ou palestras nas escolas selecionadas que tratam sobre a importância da formação em uma IES no Brasil, bem como apresentar e dialogar sobre os campos de intervenção/trabalho da área da Educação Física. Espera-se esclarecer e oportunizar aos estudantes do Ensino Médio conhecimento e reflexões qualificadas sobre: a importância da continuidade de seus estudos, via Instituição de Ensino Superior pública, e os campos de intervenção/trabalho da área da Educação Física.
Contato para mais informações: smichele@ufj.edu.br
AEC - Treinamento esportivo na escola como atividade extracurricular
Coordenadora: MICHELE SILVA SACARDO
Resumo do projeto: Este projeto de extensão nas escolas públicas têm o intuito de ofertar treinamento esportivo de diferentes modalidades como handebol, futsal, voleibol, atletismo, lutas, dentre outras, como atividade extracurricular.
Contato para mais informações: smichele@ufj.edu.br
AEC - Centro de Treinamento em Ginástica Artística
Coordenadora: ANGELA RODRIGUES LUIZ
Resumo do projeto: A Ginástica Artística (GA) é um tipo de ginástica realizado sobre o solo, trave, barra, mesa, com demonstração de agilidade, força, equilíbrio e outras destrezas motoras. O objetivo neste projeto de extensão é implantar e implementar a prática de Ginástica Artística no município de Jataí-GO. A partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ), o Ginásio Duglaci Borges de Castro foi reformado e receberá a instalação de equipamentos oficiais de GA para atendimento gratuito de crianças, jovens e adultos que pretendem aprender, treinar, competir, ensinar e/ou inserir tal prática em seu cotidiano, com objetivo de atender suas demandas de exercício físico, tendo em vistas o cuidado com a saúde e com seu tempo de lazer. O projeto estima o atendimento de 240 pessoas, com atividades nos turnos matutino e vespertino, com ampliação do número de vagas ofertadas, entre participantes e profissionais que possam atuar com a modalidade. Estima-se ainda a participação em competições estaduais, regionais e nacionais, com a projeção de ginastas e profissionais aptos a atuarem em centros de treinamento de excelência.
Contato para mais informações: angela_luiz@ufj.edu.br
AEC - Gestos: Grupo de Ginástica para Todos da UFJ
Coordenadora: VIVIANNE OLIVEIRA GOMES
Resumo do projeto: A Ginástica para Todos é uma prática corporal gímnica, sem fins competitivos, de caráter demonstrativo, que combina os fundamentos da ginástica com diferentes formas de expressão corporal. É uma atividade física prazerosa e inclusiva e dentro das possibilidades gímnicas oferece grandes oportunidades de participação das pessoas, criatividade, cooperação e de vivências de valores humanos. Dentro desta proposta, o projeto de extensão Gestos Grupo Ginástico tem como objetivos a elaboração e a apresentação de coreografias com exploração de temas e/ou materiais alternativos; a geração de trabalhos científicos a partir das experiências vividas, e a divulgação da ginástica no âmbito universitário, escolar e comunidade local. Podem participar do grupo alunos/as, técnicos/as e docentes de qualquer curso da UFJ.
Contato para mais informações: vivianneoliveira@ufj.edu.br
Instagram: @gestosgpt
AEC- Projeto Tatame
Coordenador: NESTOR PERSIO ALVIM AGRICOLA
Resumo do projeto: Este projeto consiste em oferecer à comunidade interna e externa à UFJ a prática de modalidades de lutas e artes marciais com o propósito de promoção e manutenção à saúde, de lazer e treinamento desportivo e também de valorização do aspecto cultural dessas práticas. O desenvolvimento deste projeto é dependente da participação de instrutores das modalidades de lutas, na forma de monitores, bolsistas, voluntários e convidados que possam ministrar aulas. O foco principal do projeto não é a competição, mas a valorização da participação e vivências nas lutas como aspecto cultural e estilo de vida.
Contato para mais informações: nestoralvim@ufj.edu.br
AEC- SemeArt
Coordenadora: LETÍCIA LEMOS AYRES DA GAMA BASTOS
Resumo: O Semeart é um projeto de extensão de longa data, já executado no âmbito da Universidade Federal de Jataí - UFJ, oriundo do curso de Educação Física. A sua retomada surge na ideia de reformular para contemplar o edital da Lei Paulo Gustavo. No entanto, o edital é pontual e só pode ser executado durante um período de tempo. Dessa forma, o mesmo foi retomado para ser executado no âmbito da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e surge com algumas reformulações para adequação ao edital PROBEC/PROVEC. O intuito é desenvolver ações de qualificação e formação, por meio da realização de oficinas de dança, sem distinção de gênero, raça ou idade, contemplando adolescentes, jovens, adultos e idosos, na perspectiva da dança para todos. Neste formato, o projeto foi idealizado, planejado e será executado por uma equipe de professores e de coordenadores capacitada e envolvida no contexto da dança, da cultura e da arte, que buscam alavancar a área no cenário municipal. Será ofertado em formato de oficinas, de acordo com diferentes estilos de dança, duas vezes por semana, no espaço adequado da sala de dança do Núcleo de Práticas Corporais (NPC), na UFJ. Esperamos que sejam momentos de muito aprendizado, promoção da saúde através da dança e do movimento, além do estímulo à socialização.
Contato para mais informações: leticia.bastos@ufj.edu.br
AEC- MIDIAFS - Comunicação em atividade física e saúde - PJ142-2024
Coordenadora: LETÍCIA LEMOS AYRES DA GAMA BASTOS
Resumo: Comunicação é fundamental para que informações confiáveis sejam transmitidas. A comunicação digital, seja por meio de redes sociais, plataformas de vídeo ou de áudio, tem ampla disseminação e alcance ao redor do mundo, expandindo as fronteiras da informação, aproximando as relações e facilitando a transmissão de conhecimento. Além disso, como ferramentas de mídia social, aproximam as pessoas que podem, a partir do reconhecimento de afinidades, se aproximar e se interessar em fazer parte de certos grupos. Não obstante, dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Objetivo 3 - Saúde e Bem estar prevê "Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades". Corroborando, o Brasil tem a Política Nacional de Promoção de Saúde para que essas pautas sejam efetivadas em ações, mesmo porque está bem documentado na literatura que um estilo de vida saudável prevê que as atividades físicas sistematizadas façam parte da rotina e promovam saúde desde a mais tenra infância. Diante disso, as coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (GPAFS) criam a rede digital de divulgação científica com o objetivo de divulgar informações científicas, confiáveis e atuais sobre Atividade Física e Saúde, desmistificar notícias falsas e orientar hábitos de vida saudáveis, seja através de publicações de imagens e banners digitais em mídia social, vídeos em plataformas digitais e/ou podcasts em plataformas de áudio.
Contato para mais informações: gpafs@ufj.edu.br
AEC – Saúde em Movimento: UBS + Ativa - PJ067-2024
Coordenador: DAVID MICHEL DE OLIVEIRA
Resumo do projeto: Este projeto de extensão visa promover a saúde e o bem-estar de usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) por meio de programas de atividades físicas supervisionadas e intervenções de educação em saúde. Realizado na UBS da Av. Goiás, em Jataí, GO, o projeto foca na melhoria da condição física, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e promoção de um estilo de vida saudável. A integração entre universidade e comunidade fortalece a prática acadêmica e contribui para o desenvolvimento regional. Justificativa: A implementação do projeto na APS é essencial para reduzir o consumo de medicamentos e melhorar indicadores de saúde e qualidade de vida da população. Objetivo: Promover a prática regular e segura de exercícios físicos para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos usuários das UBS. Metodologia: O projeto será desenvolvido em uma sala multiuso da UBS da Av. Goiás, com foco em pessoas com DCNT, gestantes e idosos. Os pacientes encaminhados serão submetidos a avaliações físicas iniciais que incluem testes de força, resistência, flexibilidade e capacidade aeróbica. Com base nos resultados, serão direcionados para atividades físicas adequadas e ações educativas sobre saúde, como palestras e workshops. A monitorização contínua será realizada por meio da coleta regular de dados de saúde, como pressão arterial e glicemia, para ajustar as intervenções conforme necessário. As avaliações incluirão questionários sobre prontidão física (PAR-Q), hábitos de vida (IPAQ) e qualidade de vida (EUROHIS-QOL-8), além de medições antropométricas e avaliações funcionais com testes específicos para força muscular, resistência abdominal, flexibilidade, capacidade aeróbica e agilidade. Programas comunitários de atividades físicas, como grupos de caminhada, sessões de academia ao ar livre e treinamento funcional, serão implementados. Intervenções educativas abordarão temas como nutrição, prevenção de doenças e manejo do estresse. Resultados Esperados: Espera-se a melhoria da condição física geral e da qualidade de vida dos participantes, além da promoção de estilos de vida saudáveis. Palavras-chave: Atividade Física; Multidisciplinaridade; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Doenças Crônicas Não Transmissíveis;
Contato para mais informações: profdoliveira@ufj.edu.br