O Curso de Licenciatura - informações
SOBRE O CURSO
O Curso de Licenciatura em Educação Física tem como propósito formar professores com capacidade para atuar nas diferentes manifestações e expressões culturais do movimento humano articulado à produção de conhecimento, com ênfase na intervenção acadêmico-profissional no sistema educacional básico, no esporte educacional e nas práticas educativas de saúde e lazer que interagem historicamente e no cotidiano com a escola, a cultura e a sociedade.
DURAÇÃO E TURNO
O curso de licenciatura em Educação Física tem duração mínima de 8 semestres (4 anos) e máxima de 12 semestres (6 anos), são ofertadas 40 vagas anuais pelo SiSU (Sistema Unificado de Seleção). Em período integral (matutino, vespertino e noturno).
ATUAÇÃO PROFISSIONAL - LICENCIATURA
As habilidades e as competências que devem ser adquiridas durante o curso de Licenciatura em Educação Física estão fundamentadas em uma perspectiva de formação crítica, capaz de assegurar um modelo de formação de professores comprometidos com a práxis social, atuando de forma crítica e criativa, tanto na produção como na transmissão do conhecimento, visando o bem-estar dos sujeitos e da sociedade como um todo.
PERFIL DO EGRESSO - LICENCIATURA
A proposta de formação para o curso de Licenciatura em Educação Física da Regional Jataí, espera que os estudantes, ao passarem pelas diferentes experiências formativas que lhes são oportunizadas durante o curso, possam desenvolver habilidades e competências teóricas, técnico-profissionais e humanas que lhes permitam formar um professor com capacidade para:
- atuar e refletir criticamente acerca de sua função formadora, pedagógica, científica, política e social;
- atuar nos diferentes espaços e dimensões da educação básica dentro da perspectiva da práxis pedagógica e social;
- desenvolver atitude científica por meio da pesquisa, da reconstrução do conhecimento e de avaliações socioculturais do movimento humano, com foco nas diferentes formas de educação corporal, visando a produção e a ampliação do acervo cultural humano;
- atuar na gestão de políticas educacionais, no trabalho pedagógico, no ensino, no planejamento e na avaliação pedagógica, em projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos onde se insere a corporeidade humana.