O Curso de Bacharelado - informações

SOBRE O CURSO 

O Curso de Bacharelado em Educação Física tem como propósito articular o ensino, a pesquisa e a extensão, visando a formação profissional para a atuação na área da saúde. Durante o curso são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas, voltados aos serviços de saúde, visando a inserção dos futuros profissionais em equipes multidisciplinares, tendo como metas a promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como a prevenção e o tratamento de patologias, especialmente as de caráter crônico e de saúde pública. Os eixos nucleares do Curso de Bacharelado em Educação Física têm como referência a produção do conhecimento acadêmico-científico e a intervenção profissional em Educação Física, direcionada aos diferentes espaços e práticas sociais (esporte, lazer, cultura, políticas sociais), com ênfase nas questões que envolvem a saúde coletiva.

 

DURAÇÃO E TURNO

O curso de bacharelado em Educação Física tem duração mínima de 8 semestres (4 anos) e máxima de 14 semestres (7 anos). São ofertadas 40 vagas anuais pelo SiSU (Sistema Unificado de Seleção). Em período integral (matutino, vespertino e noturno).

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL - BACHARELADO

Intervenção nos diferentes espaços e dimensões da saúde, educação esportiva e lazer dentro da perspectiva das práxis pedagógica e social; e o diagnóstico dos interesses, das expectativas e das necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais), de modo a planejar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de educação física, na perspectiva da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde e de outros campos que oportunizem práticas corporais.

 

PERFIL DO EGRESSO - BACHARELADO

A formação pretendida objetiva capacitar indivíduos para intervir na realidade, a partir de parâmetros críticos e conhecimentos atuais que melhor auxiliem na leitura da estrutura, da organização e do funcionamento da sociedade. A aquisição das competências e das habilidades requeridas na formação deverá ocorrer a partir de experiências de interação teoria e prática, em que toda a sistematização teórica seja articulada com as situações de intervenção acadêmico-profissional a partir de posicionamentos reflexivos que tenham consistência e coerência conceitual.