Atividades de Extensão Educação Física Bacharelado e Licenciatura
Periodicamente são ofertadas atividades de extensão pelos docentes dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física.
Caso tenha interesse em fazer parte de alguma das que estão listadas abaixo, entrem em contato com o docente responsável.
ATIVIDADES DE EXTENSÃO |
DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(IS) |
PJ017-2020 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EXERCÍCIO E NUTRIÇÃO (GEPEN)
O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EXERCÍCIO E NUTRIÇÃO (GEPEN), tem como área de concentração a biodinâmica da motricidade humana e visa a produção científica na área do exercício físico e nutrição aplicada a ciências da saúde e desempenho humano. Tem como objetivo sistematizar ações de estudo e orientação na realização de pesquisa, produção científica, formação de currículo e organização de eventos científicos entre acadêmicos. São realizadas reuniões periódicas com cronograma de atividades como; discussão de artigos. seminários, workshps sobre coleta de dados, oficinas de escrita científica acompanhadas por meio de orientações individuais e coletivas. |
Prof. Dr. David Michel de Oliveira E-mail: profdoliveira@ufj.edu.br |
PJ087-2023 LABORATÓRIO DE EXERCÍCIO RESISTIDO – LABER "ACADEMIA DO NPC"
A prática regular de exercício físico tem sido amplamente recomendada para diminuição de fatores de risco de doenças não transmissíveis, melhora da aptidão física e saúde mental de populações de diversas faixas etárias e ciclos de vida. O jovem universitário tem mudanças drásticas no estilo de vida devido ao distanciamento do lar, o que impacta negativamente nos seus indicadores de saúde. Entretanto, a prática de atividades físicas sistematizadas como o Exercício Resistido (ER) pode atenuar os níveis de estresse e ansiedade e melhorar o bem-estar. É consenso científico que o ER promove diversos efeitos positivos para a saúde humana, entretanto sua prática deve ser realizada em academias e sua execução deve ser monitorada por profissionais para garantia dos benefícios advindos deste modelo de esforço. Além dos benefícios gerais da prática de ER, frequentar uma academia pode melhorar a socialização e ampliar a troca de experiências acadêmicas. Portanto, estimular a prática de ER no meio universitário da Universidade Federal de Jataí, poderia contribuir para a saúde dos jovens universitários, docentes, técnicos administrativos, bem como a população externa. Neste sentido o objetivo deste projeto de extensão é oferecer programas de condicionamento físico supervisionados utilizando o ER para comunidade acadêmica da UFJ. |
Prof. Dr. David Michel de Oliveira E-mail: profdoliveira@ufj.edu.br |
PJ093-2023 NA PRÁTICA NA PRÁTICA tem como objetivo estudar a aplicabilidade de conceitos e fundamentos da área de ciências da atividade física, atualizar as informações da prática profissional e dos praticantes de exercícios interessados em aprimorar seu treino com uma informação atualizada, fundamentada e confiável a respeito das atualizações de técnicas, instrumentos tecnologias e metodologias de treino, e estudar novas metodologias de treinamento. - Aprofundar os conhecimentos dos graduandos em Bacharelado em Educação Física com temas de aplicabilidade prática - Produzir conteúdo fundamentado para a sociedade - Estreitar a comunicação entre o meio acadêmico e a sociedade. Instagram: @napraticaufj
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Profa. Dra. Sabrina Toffoli Leite E-mail: stoffoli@ufj.edu.br
Profa. Dra. Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos E-mail: leticia.bastos@ufj.edu.br |
PJ442-2020 O QUE FAZ UM CIENTISTA?
Divulgar o que é ciência, o que faz um cientista, e suas aplicabilidades no cotidiano da vida e da sociedade, desmistificando suas atribuições e ações, e aproximando a Academia da Sociedade. ESPECÍFICOS Estreitar o diálogo e a comunicação entre a Universidade e a Sociedade. Popularizar as informações produzidas no âmbito da pesquisa e produção de conhecimento. Instagram: @oquefazumcientista
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Profa. Dra. Sabrina Toffoli Leite E-mail: stoffoli@ufj.edu.br |